segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tunning? Não, Xuning!

Por Diego Luiz



Você já deve te ouvido falar do termo “Tunning”, que é a prática de deixar o carro com aparência e mecânica mais arrojada e esportiva. Essa palavra caiu na boca do povo na época do lançamento do filme Velozes e Furiosos - que teve duas continuações - e teve reforço na mente das pessoas com a chegada do filme Transformers.

De fato há quem goste muito desta modalidade, bem cara, de transformar o carro em uma super máquina, mas o bom gosto é primordial para que o trabalho valorize a aparência do veículo. Há casos em que a fisionomia do carro acaba ficando com um resultado ruim, que acaba o desvalorizando. Quando no Tunning tudo dá errado, o nome da pratica passa a ser Xunning.

A característica marcantedo Xunning, que na verdade é um tunning mal feito, são as peças de baixa qualidade. Aerofólios legítimos dão lugar à peças de fibra, enquanto saias especiais são deixadas de lado para o uso de acessórios mais baratos e até mesmo a pintura e preparação é feita nos chamados “fundo de quintal”. Uma suspensão a ar, utilizada para modificar a altura do veículo de acordo com a vontade do motorista no momento, dá lugar ao maçarico nas molas, para que estas se comprimam com o calor do fogo e o carro fique mais baixo definitivamente. Para desfazer essa “bandalha” só trocando as peças. E o uso constante do carro com suspensão mais dura acaba gerando trincamentos no chassi e lataria, já que o carro fica mais rígido e os amortecedores não seguram mais com eficiência as variações do terreno.

Na teoria, é Tunning, na prática é Xunning.

Nenhum comentário: