segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Tuning: do início aos dias atuais


Por Thiago Almada

Tuning, expressão inglesa traduzida como afinação ou optimização, é um passatempo que consiste em alterar as características de um automóvel a um nível de personalização extrema. No contexto, costuma-se imprimir no automóvel um pouco da personalidade do seu dono. A mudança no carro é total: rodas, pneus, suspensão, alterações no motor, interior, carroçaria, tubos de escape, pintura e sistema de som.

Muitas vezes, o gasto com peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, sistemas de NO² (óxido nitroso), entre outros, fazem com que o preço total seja maior do que o valor de mercado do carro. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro de série em algo exclusivo e único. Para os seguidores do tuning esta é a principal idéia. Sendo assim, é muito comum que os donos desses carros “alterados” receberem diversas ofertas para vendê-los, o que é sempre descartado.

A idéia de tuning não é apenas tornar o carro mais bonito. As alterações feitas acrescentam características ao carro de forma a torná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento do carro, sendo estas as características principais a conseguir.

Até 2001, a personalização dos veículos era limitada no Brasil, tanto pela pequena variedade de acessórios e equipamentos disponíveis no mercado, quanto pela própria cultura. O grande foco eram as competições de som automotivo, sendo a principal tendência automotiva para aqueles que se interessavam por veículos personalizados.

Em 2001, com o lançamento do filme Velozes e Furiosos (Fast and Furious), os admiradores das transformações em automóveis passaram a dispensar uma atenção maior à estética do veículo.

A influência do filme não foi uma particularidade brasileira. Após o lançamento do filme protagonizado por Van Diesel, revistas especializadas em som automotivo e arrancada passaram a dar destaque não só aos veículos "trio elétrico" ou "preparados", e sim àqueles que tinham características da nova tendência que começava a se consolidar, completando o conjunto.

Gradativamente, essa tendência foi adquirindo espaço, inicialmente de forma isolada por aficionados por automóveis, que transformavam seus veículos em casa, oficinas e lojas de som, com os acessórios disponíveis no mercado, adesivos, e até mesmo peças artesanais.

A rapidez do surgimento de novidades no mundo do tuning se deve, em grande parte, à agilidade dos meios de comunicação atuais. É um dos assuntos do mundo automobilístico mais em pauta na Internet.

Devido ao fato da grande maioria dos adeptos desse fenômeno serem jovens, faixa etária que condiz com a realidade do uso da internet como meio de comunicação, a interação entre os adeptos é grande.

Com o tuning, surgiram os clubes e fóruns do assunto na internet, e até mesmo os clubes de proprietários de marcas e modelos que já existiam passaram a discutir o assunto e a possuir fóruns específicos e voltados para a personalização e para o tuning. É comum nesses fóruns a troca de informações e dicas sobre o uso de peças e acessórios, envio de fotos dos carros de cada participante. Destsa forma, cada transformação realizada, e também o know-how, lojas, fornecedores, tudo é disseminado de forma quase instantânea.

Outro fator que impulsiona o mercado são os eventos que ocorrem, principalmente nas grandes capitais, mas que aos poucos vão tomando conta de todo o país. Muitas empresas investem nesses eventos, como patrocinadoras, visando atingir um público alvo e seleto que tem possibilidades financeiras para aplicar o tuning até mesmo em seu próprio carro.

Nestes eventos acontecem também campeonatos de som, tuning e carros rebaixados, mostrando que o mercado de personalização está ficando cada vez mais unificado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou Абрам Александр um empresário que conseguiu reviver seus negócios moribundos com a ajuda de um credor enviado por Deus conhecido como Benjamin Lee, o Consultor de Empréstimos. Sou residente em Yekaterinburg Екатеринбург. Bem, você está tentando iniciar um negócio, liquidar sua dívida, expandir a sua já existente, precisar de dinheiro para comprar suprimentos. Você está tendo problemas para tentar garantir uma boa facilidade de crédito? Quero que saiba que o Sr. Benjamin o ajudará. É o lugar certo para você resolver todos os seus problemas financeiros, porque sou um testemunho vivo e não posso guardar isso para mim quando os outros estão procurando uma maneira de ser financeiramente elevado. Quero que todos entrem em contato com esse credor enviado por Deus usando os detalhes como indicado em outros para participar desta grande oportunidade. E-mail: lfdsloans@outlook.com Ou WhatsApp / Texto 1-989-394-3740.