Três amigos, nada para fazer e uma picape Dodge Dakota na garagem. A BR-429, que praticamente atravessa o Estado de Roraima e termina na Bolívia, era o desafio. Lá foram Delson, Dionizio e Fernando para uma louca aventura sobre quatro rodas.
A loucura começou quando nem mesmo o fato de o veículo não ter tração integral, a famosa 4x4, intimidou os mochileiros. Afinal, as BRs, especialmente essas que ficam no interior do país, não são nada confiáveis, e a que os três amigos enfrentariam - para piorar tudo - sequer era asfaltada. Era lama pura.
Para um bom reparador, apenas as fotos bastam. Talvez você não tenha se ligado, apenas pelas fotos, que abordo do caminhãozinho estão três pessoas e não há cabine dupla, apenas uma versão cabine estendida. Esta parte do veículo já é considerada de carga, ou seja, é o mesmo que levar alguém na caçamba. Caso fossem flagrados cometendo esta infração considerada gravíssima, seria aplicada multa de R$ 191, 54, apreensão do veículo com medida administrativa de remoção do mesmo para o depósito.
“Infração gravíssima é o governo deixar essa p.... de estrada desse jeito. Pago meu IPVA em dia e tenho que passar por esse lugar para o qual os governantes fecharam os olhos. Ainda bem, pois tenho onde me aventurar (risos)”. Contou Delson.
Na caçamba, apenas poeira. Para evitar saques, eles preferiram levar todas as mochilas com suas “tralhas” dentro da extenção da cabine. Segundo Fernando, a segurança desta via quase deserta é mais uma infração gravíssima do Governo Federal.
Durante a viagem, algumas paradas. Nem todas por vontade dos ocupantes. Uma poça gigante, do tamanho de um lago, estava no meio da pista. Resultado das chuvas que caíram na região nos últimos dias. O que fazer? Pagar 30 reais para passar por dentro de uma fazenda para “driblar” a água. “Depois de tudo isso, com que moral um guarda, se é que existe isso na região, nos multaria por andarmos nós 3 em um veículo para apenas dois”.
Chegando ao destino, quase na Bolívia, churrasco, cerveja gelada e familiares. Todos caíram na farra em família. Os três amigos, muito orgulhosos, venceram a temida BR 429. Mas a batalha ainda não acabou. Eles terão de voltar para casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário