segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mercado Tuning e suas novas tecnlogias



Por André Deveza

A vontade do brasileiro em rodar num carro que tenha a sua cara, diferente dos outros em visual e potência do motor já faz com que o mercado tuning movimente R$ 700 milhões anuais no país. Após crescimento de mais de 30% nos últimos três anos, o segmento de carros personalizados se mostra um excelente campo de atuação para fornecedores de peças, acessórios e serviços dedicados a esta tendência. Os dados são do jornal O Estado de S. Paulo.

O tuning tem adquirido uma importante fatia no mercado de automóveis e de acessórios no Brasil e principalmente nos Estados Unidos e Europa. Cada ano que passa, novas empresas, serviços e componentes vão surgindo no mercado. Existem grandes empresas dedicadas inteiramente ao tuning e que comercializam os seus produtos no mercado global.

Eventos e exposições como o Sema Show (EUA), Salão de Essen (Alemanha), Paris Tuning Show (França), Salão de Tokio (Japão), etc onde o tuning e os acessórios para automóveis têm um papel preponderante e onde as várias empresas dedicadas ao tuning mostram as suas criações e estabelecem novas tendências. Mesmo algumas marcas de automóveis têm vindo nos últimos anos a diversificar as possibilidades de personalização dos seus automóveis através da disponibilização de catálogos de acessórios e componentes. Outras vezes alguns dos novos modelos de automóveis introduzem componentes ou seguem tendências antes estabelecidas e divulgadas pelo mercado do tuning. ao s

Salão de Acessórios 2008

Maior evento do segmento na América Latina, o Salão de Acessórios reúne, anualmente, mais de 150 empresas do setor, sendo que 60 delas são estrangeiras. Lançamento de dezenas de novos acessórios e autopeças, como rodas Scorro com design europeu, pneus Goodyear da família Fortera para utilitários esportivos e picapes e alarmes e travas elétricas da PST Eletronics são as principais novidades para este ano:

- Rodas – A Scorro lançou três rodas com design europeu: dois modelos aro 18 em Silício e um aro 17. A empresa terá mais de 20 modelos de rodas em seu estande. Além disso, a Scorro patrocina o concurso Inter-Faculdades de design de rodas, que acontece durante o evento.

- Pneus – A Goodyear lançou duas linhas de pneus desenvolvidas com a tecnologia Triple TredTM , que são as famílias Fortera, para picapes e utilitários esportivos, e Assurance, para carros de passeio. A tecnologia Triple TredTM foi lançada nos Estados Unidos em 2005 e agora chega ao Brasil adaptada às necessidades e às características de clima e das vias do País.

- Travas e Alarmes - PST Electronics apresenta modelos inéditos de alarme e de travas elétricas. A empresa vai expor ainda os rastreadores GSM com e sem alarme e o RDLink, primeiro bloqueador que pode ser utilizado tanto em automóveis quanto em motocicletas.

Nenhum comentário: